thumbnail

Criaturas do Folclore do Brasil

Escreva o nome das criaturas fantásticas do folclore brasileiro de acordo com as dicas.
Quiz feito por dadoleon
Classificar:
Ultima atualização: 11 de setembro de 2023
Você não tentou esse quiz ainda.
Primeiramente enviado5 de setembro de 2023
Vezes Jogadas54
Pontuação média66,7%
Reportar quizReportar
4:00
Enter answer here
0
 / 12 adivinhados
O quiz está pausado. Você tem .
Pontuação
Você pontuou / = %
Isso bate ou equala % de jogadores também pontuou 100%
A pontuação média é
Seu melhor é
Seu melhor tempo é de
Continue rolando a página para respostas e mais estatísticas ...
Dica
Criatura Fantástica
É uma criatura metade mulher e metade peixe, que habita os rios da região amazônica. Descrita como tendo os cabelos negros, compridos e uma voz hipnotizante. Segundo a lenda, emite um som tão agradável que todos os homens ficam atraídos.
Iara
Descrito como um menino negro que tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e está sempre com um cachimbo na boca.
Saci-Pererê
De cor marrom ou preta, solta fogo no lugar da sua cabeça. Toda a mulher que se apaixonava por um padre se transformava em uma...
Mula-sem-Cabeça
É descrito como uma gigantesca cobra de fogo. Vive nas matas e protege a floresta contra a destruição causada pelo ser humano, principalmente as queimadas. Segundo a lenda, a pessoa que olha diretamente para esse ser fica cega, louca ou morre.
Boitatá
Um anão de cabelos ruivos, com muitos pelos pelo corpo e os pés virados para trás. A criatura usa essa última particularidade como uma artimanha para enganar as pessoas, fazendo com que fiquem presas na mata e não encontrem o caminho para casa.
Curupira
Essa criatura fantástiica é confundida, muitas vezes, com outro ser de muitos pelos ruivos pelo corpo. Contudo, esse não tem os pés virados para trás, mas também é descrito como uma criatura de pele escura, coberta de pelos vermelhos e que anda sempre montada em um porco-do-mato.
Caipora
Dica
Criatura Fantástica
Vestido todo de branco e com um grande chapéu na cabeça, esse ser escolhe a virgem mais bonita da festa para ser sua companheira daquela noite. A criatura leva a moça para o fundo do rio, onde a engravida.
Boto Cor-de-Rosa
Uma assustadora bruxa, com garras afiadas e, em algumas versões, tem a cabeça de um jacaré. De acordo com a lenda, ela gosta de sequestrar e comer as crianças que desobedecem os seus pais.
Cuca
Descrito como uma serpente de cor escura e pele brilhante. Este animal é tão grande que seria capaz de afundar embarcações. As lendas também dizem que este ser tem o poder de provocar ilusões e de se transformar em uma mulher.
Boiuna
Ao longo do dia, ele é homem. A partir da meia-noite, nas noites de lua cheia, se transforma em um lobo enorme que anda sobre as patas traseiras.
Lobisomem
É um morto-vivo que aterroriza quem cruza o seu caminho. Suas unhas e cabelos nunca param de crescer, o que deixa a sua aparência ainda mais pavorosa.
Corpo-seco
Depois de ter sido injustamente acusado de perder um dos cavalos do seu senhor, o pequeno escravo foi obrigado a passar a noite dentro de um formigueiro. No dia seguinte, o garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido.
Negrinho do Pastoreio
Sem comentários ainda